Pré-moldados para otimizar sua obra.

Pré-moldados para otimizar sua obra.

Novas tecnologias geram novas oportunidades e aderir a elas pode ser um grande diferencial. No campo da engenharia civil o uso do pré-moldado se tornou tendência e vem sendo cada vez mais utilizada, principalmente nas grandes construções, pois as peças são produzidas rapidamente, otimizando o processo da obra e reduzindo custos e prazos, além de trazer a sustentabilidade.

Mas afinal, o que são os pré-moldados?

Consiste em um material de construção fabricado por meio da colocação de concreto em um molde. No Brasil, são utilizados principalmente os pré-moldados em concreto armado ou em aço. Esse processo é feito em uma área controlada visando garantir a qualidade da peça – se tornando um dos seus principais diferencias – para então ser transportada para a área de construção.

O pré-moldado permite construir com agilidade, utilizando um material que se adequa as necessidade da obra. Além disso, também reduz a mão de obra, uma vez que as peças são feitas em locais separados e não influenciam no andamento das atividades.

Outra vantagem na utilização das peças é a redução de resíduos gerados, tornando-se uma opção mais sustentável, pois também é efetuado a reutilização das estruturas moldadas.

Pré-moldados X Pré-fabricados

Uma dúvida frequente é a diferença desses dois elementos, embora ambos tenham o objetivo de aumentar a eficiência da construção civil. Sendo bem parecidos de forma estrutural, eles diferem por um fator: os pré-fabricados passam por um controle maior de qualidade, isso ocorre devido a produção em fábricas que possuem mão de obra treinada e especializada para esse fim.

O concreto pré-moldado costuma ser muito utilizado em obras de grande porte, mas são altamente versáteis, podendo ser aplicado em vareados tipos de projetos, permitindo a produção de peças com detalhes e acabamentos diferentes.