Dicas para planejar uma reforma: por onde começar

Dicas para planejar uma reforma: por onde começar

Antes de qualquer reforma, seja ela em casa, apartamento ou escritório, é preciso um planejamento. A empolgação em colocar a mão na massa e transformar um espaço pode levar a contratempos, desperdício de tempo e dinheiro. É nesse contexto que entra a importância de definir as etapas da reforma para garantir um resultado satisfatório.

Você está pensando em embarcar em uma reforma, seja ela pequena ou de grande escala?

Continue a leitura para conferir algumas dicas que vão te ajudar a realizar uma reforma em qualquer espaço sem grandes contratempos ou desperdícios. Afinal, o segredo de uma boa reforma de sucesso começa com uma boa base.

Primeiro passo: defina seu objetivo

Uma coisa é fato: muitas vezes uma reforma termina totalmente diferente do que foi pensado.

O objetivo inicial sempre foi reformar o banheiro, mas no final, a cozinha foi aumentada, o quarto dos sonhos finalmente saiu do papel e o escritório está pronto para finalmente receber os clientes com grande estilo.

O planejamento não vai impedir que essas mudanças inesperadas aconteçam, mas ajuda, e muito, que elas aconteçam de forma organizada, e feitas do jeito certo.

Definir os objetivos da reforma é o ponto de partida, pois envolve aspectos como a funcionalidade desejada, a estética, as necessidades de espaço e até mesmo questões relacionadas ao estilo de vida e valores pessoais. Sabe por que isso é importante? O planejamento:

  • Direciona os processos da reforma. Ou seja, cada decisão será baseada nos objetivos estabelecidos, ajudando a manter o foco e a evitar desvios desnecessários;
  • Garante que nenhum desejo ou necessidade seja esquecido, pois o espaço vai refletir toda a personalidade, estilo de vida e preferências estéticas dos moradores;
  • Ajuda a identificar as melhorias e ajustes necessários para tornar o espaço ainda mais funcional. Isso inclui aspectos como fluxo de circulação, áreas de armazenamento, iluminação adequada e muito mais.

Mas, como é possível identificar e priorizar as necessidades e desejos? Muito simples:

  1. Faça uma lista: escreva uma lista com tudo o que você deseja alcançar com a reforma. Inclua as necessidades práticas, como mais espaço de armazenamento, quanto os desejos estéticos, como o uso de tecnologias ou com tendências mais minimalistas;
  2. Analise o espaço: a avaliação ajuda a identificar melhorias planejadas, levando em consideração sua funcionalidade e o aquilo que foge das expectativas;
  3. Defina as prioridades: os desejos e necessidades devem ser listados por ordem de importância. Quais elementos são essenciais para alcançar o objetivo da reforma? Quais podem ser flexibilizados ou deixados para uma reforma posterior, caso necessário?
  4. Considere o orçamento: o orçamento deve ser levado em consideração no momento em que a lista de prioridades for definida, pois as decisões passam a ser realistas e é possível encontrar soluções adequadas ao investimento, sem sacrificar nenhum item.
  5. Busque inspirações: É no planejamento que as referências visuais devem ser encontradas e para isso não existem segredos. Revistas, sites e redes sociais especializadas, além de visitas em exposições e mostras são de grande ajuda na hora de visualizar o resultado final.

E o mais importante nessa etapa: lembre-se que o processo de identificar e priorizar as necessidades e desejos exige esforço. Na medida que o planejamento e pesquisa avança, ajustes podem ser feitos. O importante é sempre manter seus objetivos sempre claros para evitar surpresas e problemas.

Estabeleça um orçamento:

O orçamento é a parte que poucas pessoas gostam, pois ele acaba limitando a criatividade, porém, ele é importante para que o projeto seja construído na medida certa e sem surpresas indesejadas.

Ele age como uma bússola para tomar decisões financeiras estratégicas ao longo da obra. Resumindo, delimitar um orçamento te permite:

  • Evitar desperdícios financeiros;
  • Evitar decisões inconscientes;
  • Prever e planejar onde cada recurso será investido;
  • Encontrar os melhores materiais, com preços justos;
  • Contabilizar taxas;
  • Encontrar profissionais certos para a obra.

Contrate um profissional de confiança!

O resultado da sua obra ou reforma, vai depender do profissional contratado para fazer o trabalho. Encontrar profissionais altamente capacitados, com conhecimento técnico, experiência e comprometimento é um grande desafio, especialmente quando existem tantos profissionais sem comprometimento, mesmo tendo qualificação técnica para isso.

Confira abaixo o perfil ideal de um profissional para executar sua obra:

  • Experiência e conhecimento: aspectos técnicos, regulamentares da construção, como quais são os melhores materiais, técnicas de construção e soluções para diferentes problemas que possam surgir durante a reforma;
  • Planejamento adequado: capacidade de elaborar um planejamento detalhado para a obra, levando sempre em consideração aspectos como cronograma, orçamento, requisitos legais e estruturais para Isso evitar atrasos, desperdícios de recursos e retrabalhos;
  • Qualidade do trabalho: profissionais com referência e habilidades técnicas e estéticas que garantem que a reforma seja realizada de acordo com os altos padrões de qualidade;
  • Segurança: bons profissionais conhecem as normas de segurança aplicáveis e têm experiência em lidar com situações que representam riscos, por isso adotam medidas de segurança para todos os envolvidos no projeto e da estrutura em si.

Converse com seus vizinhos

Pensar nos vizinhos nem sempre é uma prioridade quando o assunto é reforma ou obra e dependendo da situação, isso pode se tornar um problema.

Conversar com seus vizinhos sobre as obra vai mostrar:

  • Respeito mútuo: mostra respeito pela sua privacidade e bem-estar;
  • Tranquilidade e confiança: compartilhar os horários de trabalho e os potenciais impactos ajuda a criar um ambiente de tranquilidade e confiança;
  • Evita problemas: você deixa a porta aberta caso algum problema apareça durante a reforma. Se houver ruídos excessivos, poeira ou qualquer outro inconveniente, os vizinhos se sentirão mais à vontade para falar sobre e todos encontrarem uma solução de forma colaborativa.

Agora que você sabe como começar um planejamento, mãos à obra! E não esqueça que se você busca qualidade, a Hidra é a escolha certa, sempre!

Share this post